Graduação de Muay Thai.
Como funciona!
"Quanto mais difícil fica, mais próximo está o sucesso."
A graduação no Muay Thai é um assunto que divide opiniões entre os praticantes da luta.
Você já notou uma corda colorida no braço de alguns alunos da sua academia?
Cada cor representa um nível de graduação e conquistá-la exige persistência, disciplina e muita paciência.
Sendo assim, você conhece a ordem das cores usada pela Confederação Brasileira de Muay Thai?
Você quer alcançar a cor preta, mas tem dúvidas se vai conseguir porque demora muito?
Aliás, uma das perguntas que mais escuto é quanto tempo demora para graduar.
Assim, o que faz com que algumas pessoas atinjam a preta em 6 anos, enquanto outras não conseguem nem em 12?
Subir de grau exige dedicação e principalmente consistência.
Ninguém perde 15 kg em uma semana ou aprende um novo idioma em 1 mês.
São as pequenas ações, feitas todos ou quase todos os dias, que irão levar você até seu resultado final.
É cada treino feito com foco, buscando superar seus limites e aumentar sua intensidade.
E é justamente por isso que a maioria das pessoas falha: porque desiste no meio do caminho.
Dizem estar passando por uma fase bastante atribulada em suas vidas, que tudo está corrido.
Mas, você é quem deve ter controle sobre a sua vida, e não a sua vida ter controle sobre você. Além disso, nenhum sucesso na área profissional justifica um fracasso na área pessoal.
Aluno iô iô, que vai e vem, ora para de treinar, ora volta treinar, totalmente sem consistência, apenas colhe o resultado do que plantou.
E essa perseverança precisa vir acompanhada de atitudes certas para que o seu Mestre decida lhe chamar para o exame de grau.
A jornada até a preta não é fácil, mas nesse artigo você aprenderá como agir corretamente, evitar erros desnecessários e graduar-se com mérito ao substituir os comportamentos nocivos pelos ótimos.
Origens.
O Muay Thai tem origem na Tailândia cuja tradição não utiliza graduação, onde a única coisa que conta é a experiência do lutador.
No Brasil, a idéia de criá-la surgiu há aproximadamente 26 anos, como uma forma de estimular os iniciantes, pois a diferenciação pela cor e o respeito associado à conquista dos graus os deixavam mais motivados a treinar.
O cordão amarrado no bíceps chama-se Kruang.
Graduação no Brasil
No início, era por meio de faixas, e mais tarde implantou-se o uso do Kruang.
A Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) adota, conforme o desenvolvimento do lutador, as seguintes cores do Kruang:
A primeira graduação é a branca;
Branca com ponta vermelha;
Vermelha;
Vermelha com ponta azul-clara;
Azul-clara;
Azul-clara com ponta azul-escura;
Azul-escura (grau de instrutor);
Azul-escura com ponta preta(grau de instrutor master);
Preta (grau de professor)
Preto e branco, com a ponta preta (mestre)
Preto e branco, com a ponta vermelha (grão mestre)
Considero alguns pontos de extrema importância para quem pensa em se graduar, ou até mesmo para quem já possui graduação mas sente-se estagnado. São eles:
A graduação não é obrigatória, cada um tem a opção de fazer;
Todos podem graduar-se, incluindo crianças, mulheres e pessoas acima dos 50 anos. A avaliação é feita de forma individual, usando bom senso e respeitando a individualidade de cada aluno;
Valores como disciplina, respeito, hierarquia, humildade assim como comportamento dentro e fora da academia são critérios importantíssimos para quem quer mudar a cor do seu Kruang;
Algumas academias graduam em troca de dinheiro, vendendo o Kruang preto sem o aluno ter merecido, o que lhe fará ver por aí muitos “pretas” que não fazem jus ao título. Fique alerta para não cair na mão de nenhum picareta;
Honre a cor do seu Kruang. Você é um exemplo para os menos graduados e muitos vão seguir seus passos;
Você será testado. Acredite, quando você é um azul-escura ou preta, muitos vão querer “descobrir” se você é bom mesmo nos sparrings;
Seja grato pela sua graduação atual, mas nunca esteja satisfeito e sempre queira melhorar;
Tenha paciência. Cada conquista é importante para que você pise com mais firmeza no degrau seguinte;
Confie no seu Mestre. Ele saberá o momento certo de lhe graduar.
Lembre um passo de cadê vez.
Não pense que aquilo que você não consegue dominar é impossível, se você realmente quiser é possível e estará a seu alcance.
Nada é predestinado ou genético, todos podemos treinar nosso corpo para se destacar. Isso não exige superpoderes. Exige atitude e vontade de mudar para um estado diferente, exige persistência em treinar para alcançar um novo nível.
Se alguém conseguiu ser preta, então você também pode acredite.
Mas, antes de mais nada é preciso entender que, na verdade, ninguém se torna preta em Muay Thai da noite para o dia e pronto.
É muito diferente do objetivo de, por exemplo, comprar uma roupa. Veja bem, para isso basta ir até a loja e comprá-la. Objetivo concluído.
Agora, para nossa busca constante de evoluir na luta, é preciso entender que esse objetivo depende de diversos passos que, ao serem executados juntos, concluem o que deve ser feito.
Passos que você deve e outros que não deve fazer.
O pequeno faz o grande. Nesse caso, são as pequenas coisas que, se feitas com consistência, lhe trarão o que deseja. São pequenos passos na direção certa.
Foque em cada treino bem executado, em contribuir com seu Mestre, em mostrar dentro e fora da academia que você faz parte da família, de uma elite de guerreiros.
Sabe aquele dia de chuva? Ou quando você sente que está pegando um resfriado e acredita ter uma ótima desculpa para falhar no treino?
Quando briga com o namorado(a), semana de provas na faculdade(não deixe para estudar em cima da hora), ou quaisquer outras desculpas que o seu cérebro esteja criando para lhe auto-sabotar?
Essas “pequenas” coisas contam e mostram que você é o seu maior inimigo.
Logo, se quiser evoluir rápido precisará aprender a lutar contra a sua vontade de ficar confortável. Tenha em mente que a vida começa quando a zona de conforto acaba.
Quanto tempo demora para chegar lá?
Cada preta da Chute Boxe Siam levou um tempo diferente isso é bem variável vai de cada um seguindo os cronogramas da escola.
Então, não sei. Pode ser que demore 5, 8 ou 12, mas essa é a pergunta errada.
A partir de agora, pergunte-se: A minha determinação tem sido autossuficiente para chegar aonde quero?
Erros que a maioria dos alunos de Muay Thai cometem no dia do exame de grau (e como evitá-los)
Não prestar atenção nos comandos: Esteja atento às orientações do Mestre. Se ele lhe pedir para dar um direto e jab, mas você por desatenção fizer jab e direto, entenda que mesmo que seja o melhor jab e direto da sua vida, ainda estará errado;
Esquecer dos equipamentos: Lembre-se de na noite anterior ao exame fazer um checklist e separar tudo o que será preciso. Confira caneleira, protetor bucal, shorts, camiseta da academia, bandagem, luvas, água;
Medo de sair de casa: Não vá com cara de cachorro sem dono. Faça uma preparação antes(ouça uma música que te inspire, dê uns pulos. Vá com postura, cabeça erguida, decidido e pronto para vencer o que vier;
Gastar todo o gás no aquecimento: Vá com calma. Você precisa mostrar que está empenhado, mas economize sua energia para sparrings;
Medo de luva: Dependendo do grau que você estiver, haverá um adversário pronto para pegar pesado, então dance conforme a música e demonstre sem perder o controle que você tem técnica;
Base molenga: Suas pernas devem estar firmes no chão, guarda alta e fechada. Lembre-se das sequências e aplique-as com foco.
Pedir para sair: Confie na sua capacidade. Coloque na sua cabeça que você só sairá se te derrubarem, até lá continuará em pé sem jamais desistir. Leônidas e seus soldados acreditavam que para o legítimo soldado espartano, não havia glória maior do que morrer em combate.
Deixar de comemorar: Acredite, celebrar nossas pequenas conquistas é uma das partes mais importantes. E quando eu digo celebrar, estou dizendo para realmente comemorar. Grite, pule, viva o sentimento de dever cumprido, saia para comer algo. CELEBRE!
Graduação de Muay Thai: o jeito Chute Boxe Siam de fazer
Tudo começa pelo aquecimento e exercícios físicos. Em seguida o Mestre e os professores lhe pedirão para que executem determinadas sequências.
Não se preocupe, você já terá aprendido a maior parte dos movimentos, basta prestar atenção e repetir corretamente.
O grau de dificuldade aumenta conforme a graduação, então quem for conquistar seu primeiro Kruang terá apenas que repetir as técnicas com seu parceiro, ao passo que para quem já é mais “avançado” o exame será mais puxado.
Sparrings começam a medida que os atletas de graduação mais altas são chamados.
Recapitulando os pontos.
"A felicidade está na jornada, não no destino"
*Por que graduar-se?
Posso lhe dizer que ela serve para te nortear. Lhe dá um propósito, um objetivo e faz com que você se dedique nos treinos. Tenho certeza que você evoluirá mais rápido seguindo as dicas desse artigo.
No entanto, mais importante que isso é saber que sempre teremos batalhas, algumas vezes vamos perder, outras vamos ganhar, e que precisamos continuar nos movendo, sendo forte.
O mais importante não é o quão rápido eu chego lá, não é apenas já ter chegado no topo da montanha, o mais importante é a escalada.
E nessa escalada você colhe muitos benefícios, então aproveite cada treino, transforme o seu corpo, conquiste novas amizades, fique mais auto-confiante e seja, de fato, a melhor versão de você.
O que seria de um profissional se ele recebesse seu diploma da faculdade em 1 ano ao invés de 5? Quanto conhecimento ele estaria deixando de fora?
Além de que, você é o que você faz. Tem muita gente com diploma por aí, mas destacam-se apenas os que têm resultados.
Apressar-se para graduar só porque quer um Kruang novo, mas sem ser merecedor, fará de você uma farsa. É por isso que há tanta diferença entre os níveis pretas de uma academia para outra.
Seria frustrante você com um Kruang preto no braço levar uma salgada de um azul-claro de outra academia, né?
Pontos principais:
Na Tailândia não existe graduação e o Kruang é considerado um amuleto sagrado. No Brasil, é usado para graduar os praticantes e cada coloração representa um nível diferente de desenvolvimento;
Tenha paciência e dê um passo de cada vez;
Fique atento aos erros mais comuns que a maioria dos atletas cometem para não repeti-los;
O nível de dificuldade do exame de graduação aumenta conforme a coloração, no entanto você também já estará mais preparado para realizá-lo.
Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?
Então faça um favor para ele (e para mim) e compartilhe esse artigo.
Grão Mestre: Rudimar Fedrigo
Mestre: Christopher Led
Professor: Gerson Bourschiet (Pit Bull)
Ficou interessado em praticar Muay Thai?
Veja a baixo a lista dos professores e suas cidades.
CHUTE BOXE SIAM.
*Mestre. Christopher Led - Garopaba - SC - SP.
*Prof. Álvaro Franciscon - Francisco Beltrão - PR.
Prof. Gerson Pit Bull - Toledo - PR.
*Prof. Gilmar Brito - Assis Chateaubriand - PR.
* Prof. Marcos Daljovem - Pato Branco - PR.
* Prof. Tiago Bueno - São José do Cedro - SC.
* Prof. Sérgio Saito - Ubiratã - PR.
*Prof. Alex Jihad - Realeza - PR.
*Prof. Wilton - Toledo - PR.
*Prof. Marcelo Coliseu - Maringá - PR
* Prof. Diego Bussolaro - Palmas- PR.
*Prof. Glebson (Kaverao) - Cocal do Sul - SC.
*Prof. Dioni - Formasa do Oeste - PR.
*Prof. Juninho - Londrina - PR.
*Prof. Emerson Nascimento - São José dos Pinhais - PR.
*Prof. Raphael Assis - Curitiba -PR
*Prof. Luiz (Pajé) - Maringá PR.
*Inst Alexandre Firmeza - Blumenau e Rio do sul -S
*Inst. Ana Paula - Toledo - PR.
*Inst. Carla - Realeza - PR.
*Inst. Edy - Toledo - PR.
Venha fazer parte desta Família.
Você pode compartilhá-lo no Facebook, ou copiar URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.
Deixe sua opinião sobre esse artigo.
Deixe um comentário😉
Como funciona!
Graduação dentro da Chute Boxe Siam.
"Quanto mais difícil fica, mais próximo está o sucesso."
A graduação no Muay Thai é um assunto que divide opiniões entre os praticantes da luta.
Você já notou uma corda colorida no braço de alguns alunos da sua academia?
Cada cor representa um nível de graduação e conquistá-la exige persistência, disciplina e muita paciência.
Sendo assim, você conhece a ordem das cores usada pela Confederação Brasileira de Muay Thai?
Você quer alcançar a cor preta, mas tem dúvidas se vai conseguir porque demora muito?
Aliás, uma das perguntas que mais escuto é quanto tempo demora para graduar.
Assim, o que faz com que algumas pessoas atinjam a preta em 6 anos, enquanto outras não conseguem nem em 12?
Subir de grau exige dedicação e principalmente consistência.
Ninguém perde 15 kg em uma semana ou aprende um novo idioma em 1 mês.
São as pequenas ações, feitas todos ou quase todos os dias, que irão levar você até seu resultado final.
É cada treino feito com foco, buscando superar seus limites e aumentar sua intensidade.
E é justamente por isso que a maioria das pessoas falha: porque desiste no meio do caminho.
Dizem estar passando por uma fase bastante atribulada em suas vidas, que tudo está corrido.
Mas, você é quem deve ter controle sobre a sua vida, e não a sua vida ter controle sobre você. Além disso, nenhum sucesso na área profissional justifica um fracasso na área pessoal.
Aluno iô iô, que vai e vem, ora para de treinar, ora volta treinar, totalmente sem consistência, apenas colhe o resultado do que plantou.
E essa perseverança precisa vir acompanhada de atitudes certas para que o seu Mestre decida lhe chamar para o exame de grau.
A jornada até a preta não é fácil, mas nesse artigo você aprenderá como agir corretamente, evitar erros desnecessários e graduar-se com mérito ao substituir os comportamentos nocivos pelos ótimos.
Origens.
O Muay Thai tem origem na Tailândia cuja tradição não utiliza graduação, onde a única coisa que conta é a experiência do lutador.
No Brasil, a idéia de criá-la surgiu há aproximadamente 26 anos, como uma forma de estimular os iniciantes, pois a diferenciação pela cor e o respeito associado à conquista dos graus os deixavam mais motivados a treinar.
O cordão amarrado no bíceps chama-se Kruang.
Graduação no Brasil
No início, era por meio de faixas, e mais tarde implantou-se o uso do Kruang.
A Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) adota, conforme o desenvolvimento do lutador, as seguintes cores do Kruang:
A primeira graduação é a branca;
Branca com ponta vermelha;
Vermelha;
Vermelha com ponta azul-clara;
Azul-clara;
Azul-clara com ponta azul-escura;
Azul-escura (grau de instrutor);
Azul-escura com ponta preta(grau de instrutor master);
Preta (grau de professor)
Preto e branco, com a ponta preta (mestre)
Preto e branco, com a ponta vermelha (grão mestre)
Considero alguns pontos de extrema importância para quem pensa em se graduar, ou até mesmo para quem já possui graduação mas sente-se estagnado. São eles:
A graduação não é obrigatória, cada um tem a opção de fazer;
Todos podem graduar-se, incluindo crianças, mulheres e pessoas acima dos 50 anos. A avaliação é feita de forma individual, usando bom senso e respeitando a individualidade de cada aluno;
Valores como disciplina, respeito, hierarquia, humildade assim como comportamento dentro e fora da academia são critérios importantíssimos para quem quer mudar a cor do seu Kruang;
Algumas academias graduam em troca de dinheiro, vendendo o Kruang preto sem o aluno ter merecido, o que lhe fará ver por aí muitos “pretas” que não fazem jus ao título. Fique alerta para não cair na mão de nenhum picareta;
Honre a cor do seu Kruang. Você é um exemplo para os menos graduados e muitos vão seguir seus passos;
Você será testado. Acredite, quando você é um azul-escura ou preta, muitos vão querer “descobrir” se você é bom mesmo nos sparrings;
Seja grato pela sua graduação atual, mas nunca esteja satisfeito e sempre queira melhorar;
Tenha paciência. Cada conquista é importante para que você pise com mais firmeza no degrau seguinte;
Confie no seu Mestre. Ele saberá o momento certo de lhe graduar.
Lembre um passo de cadê vez.
Não pense que aquilo que você não consegue dominar é impossível, se você realmente quiser é possível e estará a seu alcance.
Nada é predestinado ou genético, todos podemos treinar nosso corpo para se destacar. Isso não exige superpoderes. Exige atitude e vontade de mudar para um estado diferente, exige persistência em treinar para alcançar um novo nível.
Se alguém conseguiu ser preta, então você também pode acredite.
Mas, antes de mais nada é preciso entender que, na verdade, ninguém se torna preta em Muay Thai da noite para o dia e pronto.
É muito diferente do objetivo de, por exemplo, comprar uma roupa. Veja bem, para isso basta ir até a loja e comprá-la. Objetivo concluído.
Agora, para nossa busca constante de evoluir na luta, é preciso entender que esse objetivo depende de diversos passos que, ao serem executados juntos, concluem o que deve ser feito.
Passos que você deve e outros que não deve fazer.
O pequeno faz o grande. Nesse caso, são as pequenas coisas que, se feitas com consistência, lhe trarão o que deseja. São pequenos passos na direção certa.
Foque em cada treino bem executado, em contribuir com seu Mestre, em mostrar dentro e fora da academia que você faz parte da família, de uma elite de guerreiros.
Sabe aquele dia de chuva? Ou quando você sente que está pegando um resfriado e acredita ter uma ótima desculpa para falhar no treino?
Quando briga com o namorado(a), semana de provas na faculdade(não deixe para estudar em cima da hora), ou quaisquer outras desculpas que o seu cérebro esteja criando para lhe auto-sabotar?
Essas “pequenas” coisas contam e mostram que você é o seu maior inimigo.
Logo, se quiser evoluir rápido precisará aprender a lutar contra a sua vontade de ficar confortável. Tenha em mente que a vida começa quando a zona de conforto acaba.
Quanto tempo demora para chegar lá?
Cada preta da Chute Boxe Siam levou um tempo diferente isso é bem variável vai de cada um seguindo os cronogramas da escola.
Então, não sei. Pode ser que demore 5, 8 ou 12, mas essa é a pergunta errada.
A partir de agora, pergunte-se: A minha determinação tem sido autossuficiente para chegar aonde quero?
Erros que a maioria dos alunos de Muay Thai cometem no dia do exame de grau (e como evitá-los)
Não prestar atenção nos comandos: Esteja atento às orientações do Mestre. Se ele lhe pedir para dar um direto e jab, mas você por desatenção fizer jab e direto, entenda que mesmo que seja o melhor jab e direto da sua vida, ainda estará errado;
Esquecer dos equipamentos: Lembre-se de na noite anterior ao exame fazer um checklist e separar tudo o que será preciso. Confira caneleira, protetor bucal, shorts, camiseta da academia, bandagem, luvas, água;
Medo de sair de casa: Não vá com cara de cachorro sem dono. Faça uma preparação antes(ouça uma música que te inspire, dê uns pulos. Vá com postura, cabeça erguida, decidido e pronto para vencer o que vier;
Gastar todo o gás no aquecimento: Vá com calma. Você precisa mostrar que está empenhado, mas economize sua energia para sparrings;
Medo de luva: Dependendo do grau que você estiver, haverá um adversário pronto para pegar pesado, então dance conforme a música e demonstre sem perder o controle que você tem técnica;
Base molenga: Suas pernas devem estar firmes no chão, guarda alta e fechada. Lembre-se das sequências e aplique-as com foco.
Pedir para sair: Confie na sua capacidade. Coloque na sua cabeça que você só sairá se te derrubarem, até lá continuará em pé sem jamais desistir. Leônidas e seus soldados acreditavam que para o legítimo soldado espartano, não havia glória maior do que morrer em combate.
Deixar de comemorar: Acredite, celebrar nossas pequenas conquistas é uma das partes mais importantes. E quando eu digo celebrar, estou dizendo para realmente comemorar. Grite, pule, viva o sentimento de dever cumprido, saia para comer algo. CELEBRE!
Graduação de Muay Thai: o jeito Chute Boxe Siam de fazer
Tudo começa pelo aquecimento e exercícios físicos. Em seguida o Mestre e os professores lhe pedirão para que executem determinadas sequências.
Não se preocupe, você já terá aprendido a maior parte dos movimentos, basta prestar atenção e repetir corretamente.
O grau de dificuldade aumenta conforme a graduação, então quem for conquistar seu primeiro Kruang terá apenas que repetir as técnicas com seu parceiro, ao passo que para quem já é mais “avançado” o exame será mais puxado.
Sparrings começam a medida que os atletas de graduação mais altas são chamados.
Recapitulando os pontos.
"A felicidade está na jornada, não no destino"
*Por que graduar-se?
Posso lhe dizer que ela serve para te nortear. Lhe dá um propósito, um objetivo e faz com que você se dedique nos treinos. Tenho certeza que você evoluirá mais rápido seguindo as dicas desse artigo.
No entanto, mais importante que isso é saber que sempre teremos batalhas, algumas vezes vamos perder, outras vamos ganhar, e que precisamos continuar nos movendo, sendo forte.
O mais importante não é o quão rápido eu chego lá, não é apenas já ter chegado no topo da montanha, o mais importante é a escalada.
E nessa escalada você colhe muitos benefícios, então aproveite cada treino, transforme o seu corpo, conquiste novas amizades, fique mais auto-confiante e seja, de fato, a melhor versão de você.
O que seria de um profissional se ele recebesse seu diploma da faculdade em 1 ano ao invés de 5? Quanto conhecimento ele estaria deixando de fora?
Além de que, você é o que você faz. Tem muita gente com diploma por aí, mas destacam-se apenas os que têm resultados.
Apressar-se para graduar só porque quer um Kruang novo, mas sem ser merecedor, fará de você uma farsa. É por isso que há tanta diferença entre os níveis pretas de uma academia para outra.
Seria frustrante você com um Kruang preto no braço levar uma salgada de um azul-claro de outra academia, né?
Pontos principais:
Na Tailândia não existe graduação e o Kruang é considerado um amuleto sagrado. No Brasil, é usado para graduar os praticantes e cada coloração representa um nível diferente de desenvolvimento;
Tenha paciência e dê um passo de cada vez;
Fique atento aos erros mais comuns que a maioria dos atletas cometem para não repeti-los;
O nível de dificuldade do exame de graduação aumenta conforme a coloração, no entanto você também já estará mais preparado para realizá-lo.
Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?
Então faça um favor para ele (e para mim) e compartilhe esse artigo.
Grão Mestre: Rudimar Fedrigo
Mestre: Christopher Led
Professor: Gerson Bourschiet (Pit Bull)
Ficou interessado em praticar Muay Thai?
Veja a baixo a lista dos professores e suas cidades.
CHUTE BOXE SIAM.
*Mestre. Christopher Led - Garopaba - SC - SP.
*Prof. Álvaro Franciscon - Francisco Beltrão - PR.
Prof. Gerson Pit Bull - Toledo - PR.
*Prof. Gilmar Brito - Assis Chateaubriand - PR.
* Prof. Marcos Daljovem - Pato Branco - PR.
* Prof. Tiago Bueno - São José do Cedro - SC.
* Prof. Sérgio Saito - Ubiratã - PR.
*Prof. Alex Jihad - Realeza - PR.
*Prof. Wilton - Toledo - PR.
*Prof. Marcelo Coliseu - Maringá - PR
* Prof. Diego Bussolaro - Palmas- PR.
*Prof. Glebson (Kaverao) - Cocal do Sul - SC.
*Prof. Dioni - Formasa do Oeste - PR.
*Prof. Juninho - Londrina - PR.
*Prof. Emerson Nascimento - São José dos Pinhais - PR.
*Prof. Raphael Assis - Curitiba -PR
*Prof. Luiz (Pajé) - Maringá PR.
*Inst Alexandre Firmeza - Blumenau e Rio do sul -S
*Inst. Ana Paula - Toledo - PR.
*Inst. Carla - Realeza - PR.
*Inst. Edy - Toledo - PR.
Venha fazer parte desta Família.
Você pode compartilhá-lo no Facebook, ou copiar URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.
Deixe sua opinião sobre esse artigo.
Deixe um comentário😉
Comentários
Postar um comentário